O Twitter Não Tem Lei!

O assunto que me traz aqui hoje é o tão famoso Twitter! Boa parte das pessoas que conheço possui um perfil nessa rede social que virou moda em todos os cantos do mundo e atraiu desde pré-adolescentes até pessoas da terceira idade. Eu particularmente adoro o twitter e o vejo como uma ferramenta de comunicação muito útil, que quebra com a influência soberana da televisão e acaba servindo para a abordagem de temas e discussões que jamais teriam espaço nos programas televisionados. Um exemplo disso é que milhares de campanhas foram difundidas e ganharam força no twitter, como o Projeto Ficha-Limpa, que passou bastante tempo entre os tópicos mais comentados e a manifestação Fora Bolsonaro, que gerou até protestos na Avenida Paulista, citando apenas os mais recentes.

Apesar disso, é poucas vezes que vejo o Twitter sendo utilizado para fins sociais e causas interessantes. É muito mais fácil encontrar Justin Bieber,  Lady Gaga, Restart ou jogos como #twittealgocomumfilme  nos tópicos mais comentados do que assuntos realmente relevantes. É aí onde mora o perigo e o problema do microblog. Grande parte das pessoas está deixando de assistir à novela das 8 para assistir à novela da vida alheia contada em fragmentos de 140 caracteres no Twitter – a internet parece favorecer o conforto das pessoas que se esquecem que suas vidas estão sendo acompanhadas por dezenas de voyeurs, como num Big Brother sem câmeras, e passam a revelar publicamente suas vidas e assuntos íntimos – e, como se não bastasse isso, há muita gente que posta opiniões infundadas e parece não ter idéia da proporção que elas podem tomar. Me preocupo ao ver muitas opiniões sem critério sendo compradas e vendidas, e questiono a má fé que podem estar incrustada em muitas delas.

O bom-senso foi deletado do Twitter e prefiro não pensar no bom uso que as pessoas deixam de fazer todos os dias de uma ferramenta que poderia servir pra muitas coisas bacanas e se reverter em bens para a sociedade de modo geral. A grande questão é que a internet é, históricamente, uma criação muito recente e talvez esse seja o motivo que ainda leva tantas pessoas a utilizarem como uma extensão da realidade imposta pela TV, que ainda é o meio de comunicação mais influente. No Twitter isso se manifesta muito claramente em dias de jogos de futebol, em finais de novela e fase de Big Brother Brasil, onde as pessoas fazem campanhas para decidir qual participante deve ficar ou sair, falam mal dos torcedores de times rivais ou dos vilões das novelas. Entretanto, a internet é o meio de comunicação mais democrático e revolucionário que já foi inventado, pois informações podem ser divulgadas por qualquer pessoa e chegar a todos sem que seja barrada ou censurada por ninguém e, quando foi inventada, não se imaginava que o uso por civis seria feito sem qualquer tipo de controle, podendo driblar leis, ser utilizada para manifestações contra governos, etc. A internet e o Twitter tem nos proporcionado um momento muito peculiar onde não mais a TV, os jornais, os programas de rádio determinam o que vai ser transmitido. Uma pena que apenas uma minoria tenha se atentado a esse fato, enquanto o restante ainda os utiliza somente como forma de lazer e interação. Seria utopia pensar no dia em que a internet e o Twitter servirão pra revelar muito mais do que sub-celebridades que sonham com seus 140 caractéres de fama? Deixo a reflexão.

Anúncios

10 comentários

  1. Tenho de concordar com você que o twitter está ficando assim, com pessoas que se interessam apenas pela vida alheia. Mas vamos combinar que entre isso e assistir novela, é preferível ficar twittando mesmo

    Curtir

    1. Acho que é tão ruim quanto! Na matemática final o intuito de usar o twitter como meio de distração da realidade é equivalente à assistir novela!

      Curtir

  2. Twitter é aquela neh serve pra rapida divulgação pra rapida informação e pra rapida prova de que os famosos nõa são perfeitos e falam tanta coisa errada quanto um “anonimo” mais mesmo assim eu sou adebto ao twitter até pq uma vez twitteiro sempre twitteiro afinal aquilo vicia =D

    tah ai o link do blog

    http://leandraniveea.blogspot.com/

    e o link do meu twitter vai que eu ganho mais followers rsrs

    http://twitter.com/#!/Fox_Colorado

    Curtir

  3. Nossa como um pessoa pode apontar um benefício e um problema em um mesmo texto Ve!?
    A inclusão digital está se tornando cada dia mais perigosa, pessoas totalmente desinformadas expõe suas opiniões sem se preocupar com a proporção que isso pode se tornar.
    Ao invés de utilizarem o twitter para propagação de ideais, utilizam como forma de escárnio e realmente prova disso, são os dias de futebol, o Twitter se torna insupotável com tantos palavrões e insultos que dá até ogeriza de ler.

    É mais um caso a se refletir, o uso das ferramentas e os meios de comunicação que estão na rede deve ser feito de que forma!?

    Claro que esta é a minha opinião muito primitiva à respeito deste assunto, mas de toda forma ainda acho que alguns conceitos devem ser revistos por quem utiliza esses meios de comunicação.

    @jehvias

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s