Entre São Paulo e Londres

É comum que no início do ano todos comecem a fazer planos, metas para serem realizadas durante o restante do ano. Pela primeira vez em muito tempo comecei a fazer as minhas e pretendo segui-las à risca até me formar na Universidade e conseguir finalmente ter condições de fazer meu sonhado intercâmbio e morar um ano em Londres. Entretanto, para uma viagem dessa proporção e sem nenhum acompanhante, apenas ter o dinheiro para se manter e as passagens, não garante nada. Antes é preciso ter um bom domínio da língua inglesa para não passar muito sufoco nas primeiras semanas de viagem. Como esse ano vai me faltar principalmente tempo, não terei como voltar para o curso de inglês, então o jeito é me virar em casa, aprendendo sozinha o máximo que eu puder, até porque, ou junta-se dinheiro, ou paga-se o curso de inglês!
Pra começar eu sugiro o Podcast Inglês Online. Ele é feito por uma professora de inglês brasileira e ensina como dizer algumas expressões utilizadas aqui no Brasil em inglês. É muito interessante, todos os áudios vêm acompanhados da transcrição e se você tiver um inglês de pré-intermediário, dá pra aproveitar bastante.Então pra inaugurar as postagens de 2012, quero fazer algo útil e quem sabe ajudar quem precisa aprimorar o inglês e não sabe bem como, dando dicas dos meus sites preferidos pra quem quer estudar sozinho com o apoio da internet!

Outro site mais descontraído é o Lyrics Training, um site para quem gosta de música e precisa melhorar a capacidade auditiva. Nele você encontra músicas de nível fácil, médio e difícil para ouvir e completar as lacunas com as palavras que faltam. É possível ainda fazer o cadastro no site e competir com outros usuários para ver quem consegue mais pontos.

O Livemocha é um site muito legal que funciona como uma rede social parecida com o facebook e permite ao usuário aprender diversas línguas e ainda conhecer native speakers. Para quem busca cursos de inglês, pode encontrar desde cursos básicos, pra que tem pouca ou nenhuma noção da língua, a cursos avançados e de conversação. Além disso, é possível auxiliar estrangeiros que estão aprendendo português e com isso ganhar mochapoints e trocá-los por cursos que seriam pagos. A vantagem do Livemocha é ter o feedback de nativos na correção dos seus exercícios e poder fazer amigos do mundo todo.

Para quem vai fazer o TOEFL (Test of English as a Foreign Language ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira), muito requisitado para estudantes que vão estudar em Universidades fora do país e precisam comprovar que estão aptos a assistir às aulas em inglês, um site que conheci a pouco, o ESLPodCast, que ensina algumas expressões usadas por native speakers e que podem cair no teste.

No Youtube há um canal muito legal, com as aulas do Teacher Steve Ford. As aulas são muito interativas e ensinam expressões, dão dicas de pronúncia, e ajudam a melhorar o listening, além de serem divertidas e apresentarem diversos níveis de dificuldade e algumas aulas preparatórias para o TOEFL.

O Quick and Dirty Tips eu acabei de conhecer e me parece muito legal, mas é para estudantes de nível avançado. O site tem várias seções com dicas, todas em inglês, inclusive de gramática e sobre o modo de vida americano.

O A Way With Words eu também conheci a pouco tempo e deixei para o final porque é um language show para americanos mesmo, que discute a origem de palavras, expressões e é muito legal, porém os áudios não são acompanhados de transcrições, mas apenas com um resumo do que é discutido no programa. Para ficar por dentro é necessário um esforço se você não tiver um bom inglês, pra lá de intermediário avançado.

Além disso, escutar músicas e assistir a filmes com as legendas em inglês e fones de ouvido pode ajudar bastante. Como eu sou fascinada pelo sotaque britânico, artistas como Beatles, Oasis, Muse, Adele, Amy Winehouse, Kate Nash, Coldplay, Keane me agradam quanto a pronúncia, e filmes como Harry Potter são ótimo. Assistir a algumas séries também pode ser uma boa fonte de aprendizagem e diversão, e nesse quesito, The Big Bang Theory pode acrescentar muito ao seu inglês se você tiver um nível intermediário avançado a avançado.

E para fechar, as principais atrações turísticas de Londres:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s